16/12/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa interpretação musical como também para uma bom entendimento da escrita musical, uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da música na nossa cultura.
Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura, intensidade, duração e timbre.
Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso, participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do parâmetro em questão.
1. Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você queira. Fale sobre assuntos em voga no mundo da indústria musical e/ou cultural: um cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um disco, etc. Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo errado. Então, comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar quase gritando, o que causará um susto nos alunos.
2. Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz mudou, e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados, como “grosso”, “agudo”, “grave”, “bravo” e outros mais para se referir à sua maneira de falar. Explique que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada à energia que se imprime à fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou qualquer outro instrumento.
3. Fale sobre a possibilidade da intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça com a turma exemplos musicais observando as variações de intensidade. É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças na intensidade das músicas utilizadas como exemplo.
"Prelúdio Op. 23 no. 05" (Sergei Rachmaninoff)
http://www.youtube.com/watch?v=VXU7I_Yyi2Y
“Aqualung” (Ian Anderson)
http://www.youtube.com/watch?v=W7-EEGiABBU
"As Quatro Estações" (Primavera) - Vivaldi
http://en.wikipedia.org/wiki/Four_Seasons_(Vivaldi)
Você pode, em algum momento, usar também o Recurso Educacional citado abaixo como exemplo. Observe a execução analisando de que maneira a intensidade dos sons interfere no caráter. Todos esses elementos podem ser apreciados com o objetivo de enriquecer a próxima atividade.
Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa]
4. Agora é hora de propor um exercício. Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa. Visite os grupos e ajude, quando necessário.
Nome | Tipo |
---|---|
Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa] | Vídeo |
Sobre intensidade sonora
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/velocidade-intensidade-som.htm
Observe se os alunos se envolveram de fato na atividade e se o nível de desenvoltura na execução foi satisfatório.
Após todas as apresentações, organize um debate sobre as músicas apresentadas, sempre ajudando com suas próprias observações. Enfatize que a avaliação dos trabalhos deve ser feita focando o parâmetro "intensidade" dos sons como elemento estruturador, e sobre o fato dos alunos terem ou não realizado da forma pedida.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2014
Cinco estrelas...gostei muito , seu encaminhamento é claro e com critérios claros. Parabéns, seus vídeos são ricos e de fácil acesso.